Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » África

30 Outubro de 2020 | 18h29 - Actualizado em 30 Outubro de 2020 | 18h28

Oposição rejeita resultados das presidenciais na Tanzânia

Dar-es-Salaam, Tanzânia - O candidato da oposição, Tundu Lissu, rejeitou nesta quinta-feira os resultados publicados pela Comissão Nacional Eleitoral (NEC), dizendo que a votação de um dia antes "não foi livre nem justa."

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando aos jornalistas, em Dar-es-Salaam, Lissu disse que as urnas foram enchidas nas assembleias de voto depois de observadores da oposição terem sido impedidos de entrar nelas nos prazos estipulados.

"Rejeitamos os resultados que estão actualmente a ser anunciados pela Comissão Nacional de Eleitoral. Eles são ilegítimos, e a vontade dos tanzanianos, que saíram para votar em massa, foi desprezada", indignou-se opositor, que concorria por conta do principal partido da oposição,  Chadema.

Exortou a comunidade internacional a condenar o que aconteceu na Tanzânia durante estas eleições gerais, para que o país "respeite as normas e padrões internacionais."

À medida que a contagem continua, é evidente que o CCM, o partido no poder, está a caminhar para uma vitória retumbante nas eleições presidenciais e parlamentares, refere-se.

Os primeiros resultados da NEC deram ao candidato do CCM, o Presidente tanzaniano cessante, John Magufuli, mais de 80 por cento dos votos expressos.

O CCM, até ao momento, ganhou 190 dos 264 lugares no Parlamento.

A NEC deverá anunciar os resultados completos nas próximas 24 horas.

-

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 30/10/2020 16:27:53

    Presidente cessante na Tanzânia lidera resultados eleitorais

    Dar-es-Salaam - O Presidente cessante da Tanzânia, John Pombe Magufuli, está mais perto de uma outra vitória esmagadora nas eleições presidenciais, do que o seu rival directo, Tundu Lissu, segundo os primeiros resultados publicados esta quinta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional (NEC, sigla em inglês).

  • 30/10/2020 15:58:44

    Mwinyi vence eleições presidenciais em Zanzibar

    Dar es Salaam - Hussein Ali Mwinyi, candidato do partido CCM, foi eleito presidente da ilha autónoma de Zanzibar (Tanzânia), derrotando outros 16 candidatos nas eleições presidenciais realizadas na ilha, soube a PANA de fonte oficial.

  • 29/10/2020 14:14:00

    Um morto e veículos incendiados na Côte d'Ivoire a dias das eleições

    Abidjan - Um homem foi esfaqueado até à morte na noite de quarta-feira na comuna de Yopougon, em Abidjan, e vários veículos incendiados, três dias antes das eleições presidenciais na Côte d'Ivoire.