Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

27 Outubro de 2020 | 10h29 - Actualizado em 27 Outubro de 2020 | 11h01

Magistrado defende construção de uma nova cadeia no Zaire

M'banza Kongo - Setecentos e 33 reclusos, entre detidos e condenados, encontram-se actualmente confinados nas cadeias do Nkiende (M'banza Kongo) e Kivanda (Soyo), província do Zaire, mais 263 presos que a capacidade instalada de ambas as unidades penitenciárias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O estabelecimento prisional do Nkiende, que funciona desde 2010, acolhe 445 reclusos contra 250 da sua capacidade, enquanto a prisão de Kivanda, localizada na comuna da Mangue grande, absorve 288, mais 68 acima do número previsto.

Em declarações, esta terça-feira, à ANGOP, o subprocurador-geral da República titular no Zaire, Francisco Martins, solicitou às autoridades competentes a construção de uma terceira unidade penitenciária na região, para inverter o actual quadro.

Segundo o responsável, o ideal seria as duas prisões estarem vazias sem nenhuma população prisional, por ausência de crimes. Sendo quase impossível essa possibilidade, recomenda-se a construção da terceira unidade prisional na província.

A fonte considerou positivo o funcionamento da PGR no Zaire, apesar do número ínfimo de magistrados (16) disponíveis, frisando haver um rácio de um procurador para cada 31 mil e 250 habitantes na região.

Disse ser uma situação conjuntural, a nível de todo o país, a exiguidade de magistrados, embora defender o reforço de mais 18 procuradores para o Zaire, a fim de corresponder à demanda.

Quanto aos crimes, realçou as ofensas corporais, furtos, roubos, assim como o contrabando de combustíveis como sendo os mais frequentes nesta parcela do país.
 

Assuntos PGR   Província » Zaire  

Leia também
  • 26/10/2020 16:35:53

    Magistrado defende "mão pesada" contra contrabando de combustível

    Mbanza Kongo - O sub-procurador geral da República titular do Zaire, Francisco Martins, advogou, esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, "mão pesada" contra o crime de contrabando de combustível no país.

  • 24/10/2020 09:01:12

    Mbanza Kongo tem um advogado para cada 22,5 mil habitantes

    Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, passa a ter um rácio de um advogado para cada 22,5 mil habitantes, com a entrega, sexta-feira, de cédulas definitivas a quatro novos causídicos.

  • 23/10/2020 00:50:30

    Conflitos na Ordem dos Médicos sob apreciação na PGR

    Luanda - Os problemas em voga na Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) estão, já há algum tempo, sob averiguação dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), a fim de se aferir a veracidade das acusações sobre alegados desvios de valores monetários e gestão danosa, informou, quinta-feira, a sua bastonária, Elisa Gaspar.