Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

03 Julho de 2019 | 19h31 - Actualizado em 03 Julho de 2019 | 19h31

PIIM permite construção de mais 50 quilómetros de estrada no Ambuila

Uíge - A implementação do Programa Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) em Ambuíia Uíge vai permitir a terraplanagem de mais de 50 quilometros de estrada, inseridos nas prioridades locais, anunciou terça-feira, o governador Pinda Simão, em visita de trabalho ao município, onde avaliou a situação socio-economica da região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O PIIM, recentemente lançado pelo Presidente João Lourenço, para o periodo 2019-2020, disse, contempla para o Ambuila, entre outras acções, a continuação de várias obras, entre as quais a continuação da asfaltagens de algumas vias com obras paralizadas há mais de quatro anos, devido a dificuldades de financiamento.

Ambuila, com cerca de 100 quilomentros de estrada de terra batida, da via principal a sede do município, e inter-comunais, enfrenta uma grande dificuldade de mobilidade de pessoas e bens e acesso às localidades, o que afecta negativamente a vida das comunidades rurais da zona, preocupação levantada pelas autoridades locais.

Diante da execução do PIIM já a partir dos próximos meses, com verbas garantidas do Fundo Soberano de Angola (FSA), serão terraplanadas 50 quilometros da sede da vila a Mbanza Kina, para facilitar o acesso à capital do Uíge, assim como serão retomadas as obras da estrada entre Quitexe-Ambuila, Uíge-Negage (via Dambi) e Uíge-Ambuíla.

Pinda Simão adiantou que existem já contactos com o Minitério da Construção e Obras Públicas para retoma das obras de estradas de âmbito nacional na província, estando igualmente a serem mobilizados recursos financeiros locais para atenuar as dificuldades de transporte que enfrentam, “pois com as estradas reabilitadas e os buracos superados, os preços dos transportes também descem”, sustentou.  

O municipio de Ambuila, com uma superfície de 4.800 km2, localiza-se a Leste da cidade capital da província. Conta com oito regedorias, 54 aldeias e uma população estimada em 200 mil 900 habitantes, na sua maioria camponeses.

Leia também