Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

21 Outubro de 2020 | 09h03 - Actualizado em 20 Outubro de 2020 | 18h47

Catumbela melhora ligação às comunas

Catumbela - As obras de terraplanagem de pelo menos 43 quilómetros de vias de acesso a três das quatro comunas do município da Catumbela arrancam dentro de um mês, com o objectivo de melhorar as condições de circulação de viaturas e pessoas, apurou a ANGOP.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial da sede Municipal da Catumbela

Foto: Antonio Escrivao

Trata-se dos troços das comunas do Gama, numa extensão de 20 quilómetros, da Praia do Bebé (oito km) e da vila-sede da Catumbela (14 km), estando já na “recta final” o processo para o lançamento do concurso público de reabilitação daquelas vias, no quadro do Programa de Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).

Para além da terraplanagem de estradas, o PIIM - um programa voltado, desde 2019, aos 164 municípios do país, está a financiar a construção de quatro escolas de sete salas de aula, cada, e cinco postos de saúde na vila-sede da Catumbela e nas comunas do Biópio, Praia do Bebé e do Gama, num total de nove projectos.

Sem indicar o montante financeiro que será investido na reabilitação das vias, o director do Gabinete Técnico para Infra-estruturas e Ordenamento do Território na Catumbela, Osvaldo Simba, afirmou ser pretensão da administração municipal lançar um concurso público até finais de Outubro ou na primeira quinzena de Novembro próximo.

Reconhecendo que tanto automobilistas quanto transeuntes sentem-se agastados com as difíceis condições de mobilidade de e para as comunas da Catumbela, Osvaldo Simba olha para o PIIM como a solução há muito esperada para mudar este cenário e trazer outro alento à população. 

Assim, adiantou que a reabilitação dos 43 quilómetros inclui não apenas os troços principais de acesso às referidas comunas, mas também algumas vias importantes que facilitam a circulação da população no interior dos bairros do Gama, Praia do Bebé e da comuna-sede.

A expectativa, disse, é a de que o escoamento dos produtos do campo para os mercados venha também a estar mais facilitado, o que, a seu ver, será um ganho para os camponeses do perímetro agrário da Catumbela.

Relativamente ao troço de cerca de 15 quilómetros para a Serra da Kapalandanda, a mesma fonte admite que os problemas de acessibilidade naquela área só serão resolvidos na segunda fase do programa de reabilitação das vias secundárias e terciárias da Catumbela.

Com uma divisão administrativa que compreende as comunas da Catumbela (vila-sede), do Gama, Praia do Bebé e do Biópio, o município da Catumbela conta, actualmente, com mais de 205 mil habitantes.

Leia também
  • 11/08/2020 18:38:07

    Obras em troço da EN 100 terminam esta semana

    Lobito - Os trabalhos de melhoria e acabamentos, numa extensão de cerca de 63 quilómetros da Estrada Nacional 100, no município do Lobito, província de Benguela, terminam ainda esta semana, informou hoje, terça-feira, o encarregado de obras da empresa chinesa "Sinomach".

  • 30/07/2020 14:42:19

    Macro-drenagem apontada como solução para lagoa do Luongo

    Catumbela - A implementação de um projecto estruturante de macro-drenagem é a solução para estancar uma lagoa recente na zona do Luongo, município da Catumbela (Benguela), formada desde a interrupção de uma passagem hidráulica no local, soube hoje, quinta, a Angop.

  • 18/07/2020 17:00:35

    Estrada Nacional 260 beneficia de obras de melhoria

    Benguela - O troço que liga a comuna de Catengue à sede municipal do Caimbambo, Estrada Nacional 260, 116 quilómetros a Sudeste de Benguela, está a beneficiar de obras de melhoria do seu tapete asfáltico e da sinalização horizontal e vertical, constatou hoje, sábado, a Angop.