Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

22 Outubro de 2020 | 10h59 - Actualizado em 22 Outubro de 2020 | 11h00

Cuvango inicia reparação da malha rodoviária

Cuvango - Oitenta e cinco quilómetros do troço entre a sede municipal do Cuvango e a comuna de Vicungo, na Huíla,começaram a ser terraplanados na quarta-feira, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Obras de terraplanagem

Foto: Morais Silva

A obra avaliada em 150 milhões, 447 mil e 166 Kwanzas está a cargo da Empresa Nacional de Pontes (ENP), com prazo de execução de seis meses. Garantiu emprego directo a 30 jovens locais.

Para além da reconstrução do perfil da via, estão a ser feitos trabalhos de reposição de solos, desmatação nas bermas, para depois colocar as valas de escoamento das águas e sinalização.

Em declarações à ANGOP, a propósito do assunto, o administrador local, Luís Marcelo, sublinhou que a reabilitação desse importante troço vai permitir o incentivo à produção, por permitir o escoamento dos produtos aos principais mercados.

O PIIM no Cuvango está orçado em dois mil milhões 414 milhões e 720 mil kwanzas, correspondentes a 13 projectos sociais.

O município do Cuvango, que já foi um dos maiores produtores de milho na Huíla, chegando a sustentar a actividade moageira de 1973 a 1981 na região, apoiado pelo Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), viu a produção cair devido a degração das vias.

A produção agrícola está, desde 2015, a renascer, através de três grandes fazendas agro-industriais com capacidade de colocar no mercados perto de 100 mil toneladas de cereais.

Com uma superfície de 78.879 quilómetros quadrados, a Huíla tem uma população de 2,6 milhões de habitantes, divididos pelos municípios de Lubango, Chibia, Gambos, Humpata, Cacula, Quipungo, Matala, Jamba, Cuvango, Chicomba, Chipindo, Caconda, Caluquembe e Quilengues.

Leia também
  • 22/10/2020 10:25:28

    Vila da Chibia recebe asfalto e recupera vias em seis meses

    Chibia - A malha viária da sede do município da Chibia, província da Huíla, com 3.3 quilómetros, começou a ser asfaltada, na quarta-feira, no quadro das acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 20/10/2020 16:49:35

    PIIM financia construção de pontes em Caluquembe

    Caluquembe - Duzentos e 40 milhões de kwanzas é o montante disponibilizado pela administração municipal de Caluquembe, província da Huíla, para a construção de dez pontes de betão, cujas obras estão em execução há já dois meses, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 13/10/2020 11:04:37

    Huíla: Reposta circulação entre Caluquembe e Caconda

    Caconda - Sete dias após o desabamento da passagem hidráulica entre os municípios de Caluquembe e Cancoda, o tráfego rodoviário foi reposto segunda-feira neste troço, com a reparação da ponte.