Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

31 Outubro de 2020 | 17h30 - Actualizado em 31 Outubro de 2020 | 17h30

Covid-19: Policia no Bié sensibiliza população

Cuito - A Polícia Nacional levou acabo, sexta-feira a noite, no Cuito (Bié), uma campanha de sensibilização dos proprietários e utentes de estabelecimentos comerciais, restaurantes e similares, para cumprimento das regras impostas face à Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

À luz do novo Decreto Presidencial que prorroga a Situação de Calamidade Pública para 30 dias,  impõe, entre outras medidas, ao horário das 97 às 20 horas para o funcionamento das unidades comerciais, incluindo nas cantinas e similares, com apenas 50% dos funcionários.

Aos restaurantes e similares é permitido o funcionamento das 8 às 16 horas para o atendimento no local, com ocupação limitada  até 50% da sua capacidade.

Há ainda obrigação de cumprimento das regras de biossegurança e de distanciamento físico entre clientes, a limitação dos serviços de atendimento entre a mesa, a proibição dos serviços de alimentação e do regime Self-Service e de atendimento ao balcão. Os de take-away e de entrega ao domicílio podem funcionar até às 22.

Os cidadãos estão proibidos de se movimentarem, sem causa plausível aparente, entre às 22 às 5h00 do dia seguinte.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, da Delegação Provincial do Interior no Bié, Inspector Prisional chefe José Capingãla Daniel, afirmou, neste sábado, haver incumprimento por parte de alguns estabelecimentos comerciais, restaurantes e similares em relação ao horário.

Apesar do incumprimento das regras de biossegurança dar lugar a multas que vão entre 200 a 350 mil kwanzas e ao encerramento temporário do estabelecimento, o responsável notou que, nesta primeira fase, o trabalho da Polícia cingiu-se apenas em constatar e sensibilizar os utentes dos referidos estabelecimentos.

O Bié tem um registo de 32 casos confirmados, mas já recuperados.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 28/10/2020 12:47:01

    Covid-19: Famílias da Camunda recebem material de biossegurança

    Andulo - Mais de cem famílias camponesas da aldeia de Camunda, município do Andulo, a 130 quilómetros a norte do Cuito (Bié), beneficiaram, nessa quarta-feira, de material de biossegurança e bens de primeira necessidade, numa iniciativa da Administração Municipal do Andulo.

  • 27/10/2020 16:34:15

    Covid-19: Responsável desmente falta de material de biossegurança

    Cuito - O director do Depósito Provincial de Medicamentos no Bié, Frederico Samoma, desmentiu, nesta terça-feira, no Cuito, informações sobre a falta de material de biossegurança e fármacos para as unidades sanitárias.

  • 13/10/2020 19:26:45

    Covid-19: Comissão pede calma pela demora de resultados

    Cuito - A Comissão Provincial Intersectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 apelou à calma hoje, terça-feira, na cidade do Cuito (Bié), aos cidadãos que aguardam pelos resultados dos testes da Covid-19, efectuados há mais de um mês.